Técnicas práticas de Memorização Para Concursos

Você tem aquele famoso esquecimento rápido, ontem mesmo você estudou a matéria e no outro dia já não lembra nada do que estudou? Então vamos lá, vou lhe mostrar as 3 dicas mais quentes, que vão ajudar você a estudar e memorizar facilmente.

Uma observação, olhando em vários conteúdos percebi que existem inúmeras técnicas para memorização, mas nem todas são eficientes, no entanto as 4 dicas que vou te passar funcionaram tanto para mim quanto para os visitantes do blog.

dicas-de-memorizacao-para-concursos-públicos

3 Dicas para ajudar na memorização

Dica 1 – Leia Todo conteúdo, entenda do conteúdo, já que seu ponto fraco é a memorização, formule várias perguntas do conteúdo que você estudou, isto influenciara na compreensão da matéria pois isso força que você lembre da matéria.

Faça o seguinte, pegue 3 caixas e numere todas elas, formule 1 pergunta para cada folha, e coloque a resposta no fundo da folha. Depois disso coloque a folha dobrada dentro da caixa 2.

Faça isso até que tenha uma quantidade considerável dentro da sua caixa. Para começar a brincar é o seguinte, você vai pegar a caixa 2 escolher uma pergunta e tentar responder, se você acertou, coloque essa folha na caixa 3, se errou coloque a pergunta na caixa 1.

O objetivo é que você identifique qual conteúdo você tem mais dificuldade e volte para reforçar o estudo. Se você acertou todas, parabéns vá para a próxima matéria.

Dica 2

Pegue toda sua matéria leia com atenção identificando todos os fatos mais importantes, se for possível anote todos tópicos.

Para cada tópico feito, você vai fazer um resumo do que entendeu, fiquemente-para-concurso-publico tranquilo coloque apenas o que você entendeu. Após acabar todos os resumos você vai ter uma opinião formada sobre cada tópico, então você volta a matéria e vê se condiz.

Isso vai gerar uma autocrítica, o que você leu está condizendo com o que está no seu resumo?  Se sim, vá para a próxima matéria, se não continue estudando e focando nos resumos. Isso ajuda porque você está sempre lembrando da matéria.


Dica 3 

Pegue todas essas dicas e faça um “ DIA DE REVISÃO “ você pode fazer mensalmente ou até semanalmente, aí vai de como você estuda.

Exemplo – Pegue todo conteúdo da semana, faça seus resumos etc …  Reformule as perguntas e lembre da matéria toda.

Isso vai ajudar você a não esquecer a matéria estudada a alguns dias ou semanas atrás, o conteúdo sempre vai se manter fresco em sua memória.

Dica 4 – Fundamental

Essa dica não falo muito por ai, mas que teve e tem um papel fundamental nos aprovados de concurso público dos últimos anos.

Você conhece a tremenda história do menino de 22 anos que passou em 10 concursos federais?

Ele lançou um material que mostra tudo aquilo que você precisa para tirar um notão nas provas. Isso ajuda tanto na sua motivação quanto no seu conhecimento, pois até estratégias de chute tem no curso. É claro que você não pode depender disso, mas sempre rola aquela pergunta “ cabeluda “.

Se você quiser saber mais, CLIQUE AQUI  ou no banner abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *