Preciso Saber Inglês para fazer Curso de Pós Graduação?

A globalização e o avanço da tecnologia fizeram do inglês um dos idiomas mais falados no mundo inteiro.

Foi-se a época em que estudar inglês era um hobby, ou apenas interesse acadêmico, atualmente quem não sabe falar inglês estará defasado para o mercado de trabalho e também para acompanhar cursos mais avançados.

Por que preciso saber inglês para fazer um curso de pós graduação?

A resposta para essa pergunta está diretamente ligada ao tipo de material que existe para ser estudado em cada área.

A maioria das grandes pesquisas e estudos é feita nas universidades americanas ou

europeias, e o idioma denominador comum de todas, é o inglês.

Assim, tendo bom conhecimento da língua, o aluno terá maiores fontes de pesquisa, e ainda poderá usufruir de material acadêmico diferenciado para basear seus trabalhos e projetos.

Muitos cursos indicam vídeos e documentários para serem assistidos, e a maioria desse material está em inglês e não possui legendas.

Assim, quem tem conhecimento do idioma pode acompanhar o programa de seu curso de pós graduação com mais tranquilidade do que os alunos que não sabem nada.

Segundo pesquisas, apesar de toda comoção e do grande número de escola de idiomas no Brasil, ainda estamos defasados no domínio da língua. Em 2014 fomos apenas o 38º país a falar inglês, ficando atrás de países como Argentina e Peru.

Aprendendo inglês para ter mais sucesso na vida

Longe de ser apenas uma exigência acadêmica, o mundo fica muito mais fácil para quem sabe falar e entende inglês.

Cada vez mais as universidades americanas e europeias abrem programas de intercâmbio estudantil para alunos do mundo todo.

Essa é uma experiência que enriquecerá o currículo de qualquer pessoa que participe dessa troca, poder estudar lá fora, e aprender o idioma inglês na origem é algo indescritível.

Mas, respondendo a pergunta feita no título desse texto, a resposta pode ser “não”, não é obrigatório saber inglês para fazer pós graduação, mas quem souber tirará muito mais proveito e aprenderá mais rápido. Por isso encontre o melhor método para falar inglês bem e saia na frente

O que precisa ficar bem claro para os candidatos, a cursos de pós graduação e mestrado, é que algumas instituições aplicam prova de proficiência no idioma inglês para saber qual o nível de conhecimento do aluno.

Para ter chance de fazer um programa desses no exterior, é simplesmente quase impossível que um aluno consiga se qualificar para essa experiência se não souber o idioma inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *